Artigos

Publicado em: segunda, 23 de julho de 2018 às 19:04

Como diminuir a utilização de agrotóxicos e combater pragas?

Muitos são os problemas derivados do uso de agroquímicos, pelo que é fundamental desenvolver práticas alternativas que ajudem na prevenção de pragas e doenças, reduzindo o uso de pesticidas. Confira a seguir algumas recomendações.

A segurança alimentar é hoje, mais do que nunca, uma preocupação real na agricultura moderna. O uso de agroquímicos tem sido uma ferramenta essencial para produzir em larga escala e com maior produtividade, embora sua utilização se relacione com riscos de intoxicação.

Outro aspecto que deve ser considerado é que o uso constante de controle químico nas lavouras pode acabar induzindo a resistência de pragas e doenças contra os pesticidas nos plantios.

Como você cuida das suas plantações? Precisa melhorar a eficiência do controle de pragas e doenças nos seus cultivos?

Neste material preparamos algumas alternativas preventivas que, além de diminuir o uso de agroquímicos, contribuirão com a sua segurança alimentar.

  • Lembre-se de utilizar sempre uma boa semente

Nas sementes podem existir agentes que permitem à transmissão de doenças, por tanto você deve ter certeza que a semente que vai utilizar seja de boa qualidade, e tratada com algum tipo de produto orgânico que lhe dê proteção enquanto germina.

  • Rote os seus cultivos:

A rotação de culturas consiste em plantar espécies diferentes do que você plantou antes em uma mesma área. Por exemplo, se você tinha um plantio de alface, agora você faz a rotação para um plantio de beterraba. E sempre vai trocando, em um período de um ano. Assim você trabalha para a sustentabilidade do seu plantio.

Essa é uma estratégia ideal para escapar de pragas, fazer controle de plantas daninhas e doenças, e ter aumento em produtividade. Outros dos benefícios desta prática e que você terá alimentos mais diversos, um solo melhor quanto aos aspectos físicos e de nutrição, e reduzirá custos com inseticidas.

  • Limpe as suas ferramentas e as partes afetadas da planta

Algumas doenças se transmitem pelas ferramentas de lavoura, pelo que é recomendável mantê-las sempre o mais limpas possível.

Da mesma forma, é preciso eliminar as partes contaminadas da planta para evitar que a doença continue crescendo. Essa medida é muito utilizada nas árvores frutíferas, mas você deve ter o cuidado de enterrar as partes eliminadas, pois se são deixadas no plantio podem continuar distribuindo a doença em outras plantas.

Agricultura e ecologia: como combater as pragas?

A agricultura aliada à ecologia utiliza diversas alternativas e substâncias naturais para combater as pragas.

Conheça algumas práticas preventivas:

  • Manter a biodiversidade: tanto nos cultivos quanto na vegetação ao redor.
  • Aproveitar a matéria orgânica: com essa prática se estimula a população microbiana do solo que o protege de certas pragas.
  • Utilizar um calendário de plantação adequado: em alguns casos, plantações feitas antes do planejado podem evitar ataques graves de pragas.
  • Irrigação correta: essa atividade pode prevenir o crescimento de determinados patógenos.

Sobre a Migra

Contribuir com o aumento da produtividade dos agricultores do Brasil é um dos objetivos da Migra, empresa que oferece soluções de mobilidade modernas que tornam a atividade agrícola mais prática e eficiente.

Disponibilizamos uma completa linha de caixas contêiner e caçambas para a movimentação de cargas, com destaque para a caçamba utilizada no implemento Roll On – Roll Off (braço flex), mecanismo que agiliza o processo de movimentação e transporte de produtos.

Quer saber mais sobre nossos equipamentos? Acesse o nosso site e conheça todas nossas opções.

Fique por perto, nos acompanhe nas redes sociais, visite nosso site ou entre em contato!

FACEBOOK | LINKEDIN

Tags: CONTAINER ROLL ON; MIGRA IMPLEMENTO ROLL ON BRAÇO FLEX USO DE AGROQUÍMICOS AGRICULTURA MODERNA CONTROLE QUÍMICO CONTROLE DE PRAGAS PESTICIDAS NOS PLANTIOS PRODUTO ORGÂNICO PRODUTIVIDADE DOS AGRICULTORES CAÇAMBAS PARA MOVIMENTAÇÃO TRANSPORTE DE

Confira outros posts

 
 
WhatsApp